Recentemente o Google – que é controlado pela gigante Alphabet Inc. – uma Holding e um conglomerado que possui todas as empresas atreladas ao Google e o próprio Google, fez 20 anos (27/09) desde sua criação por Larry Page e Sergey Brin em 1998 e vamos ser honestos, precisamos comemorar junto com a empresa, pois eles tem atingido marcos importantes para o desenvolvimento humano e vem mudando a forma como vivemos nosso dia a dia. Com o intuito de melhorar e facilitar nossos dias o Google já lançou diversas ferramentas que podemos usar gratuitamente, como o G-mail, Google Agenda, Google Alerts, Google Book Search, Google Earth, Google Finance, Google Translate, Google Maps, Google Mars, Google Moon e muitas outras.

 

Google maps: ATUALIZAÇÕES RECENTES

 

Nos últimos dias o Google atualizou a ferramenta gratuita Google Maps e a partir de agora será mostrado em tempo real onde seu ônibus ou trem está e quanto tempo em média ele demorará a chegar à parada em que você está. Até agora a atualização é válida para 80 regiões ao redor do mundo e no Brasil está disponível apenas para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Caxias do Sul, Apucarana, Itabuna e Santa Cruz do Sul.

Em Sidney na Austrália, o Google fechou uma parceria com a Transport New South Wales, com o objetivo de mostrar em tempo real o nível de lotação do ônibus, desta maneira as pessoas que aguardam na estação ou parada podem saber se o ônibus que ela está esperando chegará cheio ou vazio.

 

Google Maps: Nova seção Commute

 

            É importante destacar que a nova atualização do Google visou melhorar também a vida quem anda de carro, trem ou metro todos os dias e até mesmo quem anda de apê. A seção Commute (que significa viagem diária) veio para isso, com ela é possível traçar rotas mais precisas que mostram quanto tempo você irá demorar em média para chegar ao seu destino ou se existem rotas melhores e mais rápidas. O bacana desta atualização é que a rota se adapta instantaneamente, mostrando avisos de possíveis acidentes ou engarrafamentos na estrada, tudo em tempo real.

Para aqueles quem preferem andar apê funciona da mesma maneira do carro, e para aqueles quem usam o transporte público, já é possível saber quanto tempo o próximo trem ou metro irá demorar a chegar à estação e quanto tempo a viagem irá durar. No entanto esta atualização de deslocamento multimodal está disponível apenas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Google Maps: Integração com Spotify, Apple Music e o YouTube Premium

 

            Para aqueles que desfrutam mais de uma viagem ouvindo a suas músicas favoritas, esta última atualização irá lhe agradar ainda mais. As interfaces do Spotify, do Apple Music ou do mais recente YouTube Premium (antigo Google play Música), estão agora todas integradas a interface do Google Maps. Você pode controlar as músicas que ouve diretamente pelo app enquanto monitora sua rota. Confira a imagem a seguir para um melhor entendimento.

As atualizações valem tanto para o sistema Android tanto quanto para o iOS.

 

Google Maps: OUTRAS NOVIDADES E ATUALIZAÇÕES!

 

            Se você é uma daquelas pessoas que costumam ir bastante a salões de beleza ou barbearias, essa atualização é para você. Desde a novidade, que foi lançada no mês de Agosto de 2018, o Google Maps já possui disponível em torno de 3 mil estabelimentos com esta funcionalidade.

Como funciona? Dentro do app do Google Maps, faça a busca por uma barbearia ou salão de beleza, selecione a opção “Verificar horários” ou “Ver programação”. Após clicar em uma destas opções você será redirecionado para a seção de agendamentos, onde você escolhe a data, horário e até o funcionário (caso esteja cadastrado). Também é possível ter uma estimativa de quanto tempo irá durar o procedimento e após disponibilizar um número de celular para contato, você já pode realizar a Reserva.

Por último, você receberá um e-mail para confirmação da reserva que acabou de fazer e poderá modificá-la ou cancelá-la. Confira as imagens a seguir para um melhor entendimento.

Google maps agendamento de horários

Parceria com a Trinks e SuperAgendador

Estas duas empresas já existem a algum tempo e já ofereciam serviços para salões de beleza, barbearia e outros. A diferença é que agora o serviço deles está no Google Maps. Como se trata de um serviço, os estabelecimentos que possuem interesse em implantar essa funcionalidade em suas empresas são cobrados a partir de R$ 39,90 mensais, recebendo serviços como um sistema de agendamento, pagamentos online, app para celular, campanhas de marketing via SMS/e-mail, entre outros. Para realizar a contratação basta acessar o menu do seu Google Meu Negócio.

 

Parceria com Restorando

Esta atualização é para aqueles que estão cansados de ligar para restaurantes com o objetivo de reservar mesas. A partir do início do ano de 2018 chegou a América Latina e do sul, sendo o Brasil, o primeiro país da América do Sul a receber esta funcionalidade, Trata-se de uma parceria com a empresa de Guia de restaurantes e reservas online, a Restorando.

Para realizar a reserva, os passos são parecidos com o de Agendamento de horários para salões de beleza e barbearia. Busque pelo restaurante na busca do Google e caso o mesmo tenha os serviços do Restorando, irá aparecer o botão “Encontrar uma mesa”. Escolha o número de pessoas, dia e hora, informe alguns dados para contato e pronto, sua reserva está feita.

Vale à pena destacar que este recurso já estava disponível nos Estados Unidos há alguns anos, mas só agora está chegando ao Brasil e sendo implantada por diversos restaurantes.